quinta-feira, 25 de setembro de 2008

** Estudo do Meio á Salesópolis **



Olá amigos... Bom, todos sabem que no dia 03/10/2008 iremos à Salesópolis, ver a nascente do Rio Tietê. Iremos visitar muitas coisas, como o Sítio do Tanaka/Estudo do Tanaka, iremos visitar a Represa/Barragem Ponte Nova.

Cronograma para Salesópolis
  • 6h - apresentaçã dos alunos no colégio
  • 6h30min - saída
  • Café da Manhã
  • Sítio Tanaka/ Estufa do Tanaka
  • Almoço
  • Represa/ Baragem Ponte Nova
  • Lanche
  • Retorno à São Paulo
  • 20h30min - previsão para chegada no colégio
Um pouco do Rio Tietê:

O rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar o estado e a cidade de São Paulo.
Nasce em
Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no rio Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O nome Tietê, em
tupi, significa "rio verdadeiro", ou "águas verdadeiras".



Na capital...

Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o estado de São Paulo e para o país, o rio Tietê ficou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho que banha a cidade de São Paulo.
Não faz muito tempo que o rio Tietê se tornou
poluído. Ainda na Década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Porém, a degradação ambiental do rio Tietê tem início de maneira sutil na década de 1920, com a construção da Represa de Guarapiranga, pela empresa canadense Light, para posterior geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas Edgar de Souza e Rasgão, localizadas em Santana de Parnaíba. Esta intervenção alterou o regime de águas do rio na capital e foi acompanhada de alguns trabalhos de retificação também pela Light, que deixaram o leito do rio na área da capital menos sinuoso, nas regiões entre Vila Maria e Freguesia do Ó.


Diante de tais pressões populares, em 1991, o governador de São Paulo eleito em outubro de 1990, ordenou à Sabesp - empresa de saneamento básico do estado, que se comprometesse a estabelecer um programa de despoluição do rio. O estado buscou recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - o BID e montou um projeto de recuperação do rio. A difícil tarefa de acabar com a poluição gerada por esgotos na Região Metropolitana de São Paulo recebeu o nome de Projeto Tietê. Não é um projeto exclusivamente governamental, já que conta com intensa participação de organizações da sociedade civil. Atualmente, o Projeto Tietê é o maior projeto de recuperação ambiental do país.
Passados mais de 16 anos, a despoluição do rio Tietê ainda está muito aquém dos níveis desejados, mas já foram feitos progressos animadores. No final da década de 1990, a capacidade de tratamento de esgotos foi ampliada: a Sabesp realizou a ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, a 20 km a
jusante do município de São Paulo e inaugurou as Estações de Tratamento de Esgoto Parque Novo Mundo, São Miguel e ABC.





Esse rio tem história né???

Deixe um comentário!!!



Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa gente o estudo do meio foi muito legal, eu adorei mto e vcs?
Nós aprendemos muito e comemos umas comidas muito boas no café da manhã e no almço!!!!!
Bom eu aaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o pppppppppaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssseeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ok


BjAoo
Marília!!!!!!!!