quinta-feira, 25 de setembro de 2008

** Estudo do Meio á Salesópolis **



Olá amigos... Bom, todos sabem que no dia 03/10/2008 iremos à Salesópolis, ver a nascente do Rio Tietê. Iremos visitar muitas coisas, como o Sítio do Tanaka/Estudo do Tanaka, iremos visitar a Represa/Barragem Ponte Nova.

Cronograma para Salesópolis
  • 6h - apresentaçã dos alunos no colégio
  • 6h30min - saída
  • Café da Manhã
  • Sítio Tanaka/ Estufa do Tanaka
  • Almoço
  • Represa/ Baragem Ponte Nova
  • Lanche
  • Retorno à São Paulo
  • 20h30min - previsão para chegada no colégio
Um pouco do Rio Tietê:

O rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar o estado e a cidade de São Paulo.
Nasce em
Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no rio Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O nome Tietê, em
tupi, significa "rio verdadeiro", ou "águas verdadeiras".



Na capital...

Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o estado de São Paulo e para o país, o rio Tietê ficou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho que banha a cidade de São Paulo.
Não faz muito tempo que o rio Tietê se tornou
poluído. Ainda na Década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Porém, a degradação ambiental do rio Tietê tem início de maneira sutil na década de 1920, com a construção da Represa de Guarapiranga, pela empresa canadense Light, para posterior geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas Edgar de Souza e Rasgão, localizadas em Santana de Parnaíba. Esta intervenção alterou o regime de águas do rio na capital e foi acompanhada de alguns trabalhos de retificação também pela Light, que deixaram o leito do rio na área da capital menos sinuoso, nas regiões entre Vila Maria e Freguesia do Ó.


Diante de tais pressões populares, em 1991, o governador de São Paulo eleito em outubro de 1990, ordenou à Sabesp - empresa de saneamento básico do estado, que se comprometesse a estabelecer um programa de despoluição do rio. O estado buscou recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - o BID e montou um projeto de recuperação do rio. A difícil tarefa de acabar com a poluição gerada por esgotos na Região Metropolitana de São Paulo recebeu o nome de Projeto Tietê. Não é um projeto exclusivamente governamental, já que conta com intensa participação de organizações da sociedade civil. Atualmente, o Projeto Tietê é o maior projeto de recuperação ambiental do país.
Passados mais de 16 anos, a despoluição do rio Tietê ainda está muito aquém dos níveis desejados, mas já foram feitos progressos animadores. No final da década de 1990, a capacidade de tratamento de esgotos foi ampliada: a Sabesp realizou a ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, a 20 km a
jusante do município de São Paulo e inaugurou as Estações de Tratamento de Esgoto Parque Novo Mundo, São Miguel e ABC.





Esse rio tem história né???

Deixe um comentário!!!



quarta-feira, 24 de setembro de 2008

*-* Infância *-*

Ainda consigo me lembrar

Do Ano Novo de 2002

Uma ingênua criança

Jogando as flores no mar!



Ainda consigo perceber

Que os anos que passei

Levaram à coisas boas,

como a ler e a escrever.



Lembro que um dia,

eu estava modelando massinha,

construi grandes monumntos,

como foram bons esses momentos.



Como eu queria voltar no tempo,
Faria tudo novamente,

não me arrependo de ter sido criança,

Vou levar comigo eternamente.


Também é bom crescer,

Você sabe o que errou,

E no futuro pode concertar,

O que no passado começou!



Agora estou aqui, pronto

Para novos desafios,

Apenas lembrarei da minha infância,
Que nunca poderei voltar atrás!!






Aproveite a sua infância, lembre dela com muito carinho,

você nunca poderá voltar atrás!